Orientações Pré e Pós-Operatórias:
O sucesso do procedimento cirúrgico depende também do paciente.
Este guia serve como orientação ao paciente que passará por um procedimento cirúrgico. Nele existem informações básicas de cuidados pré e pós-operatórios, fundamentais para o sucesso de sua cirurgia. Siga corretamente as orientações, evitando assim possíveis complicações e intercorrências. No caso de dúvidas adicionais, entre em contato conosco.
Antes da Cirurgia:
▪ Interrompa com 3 dias de antecedência o uso das medicações anti-coagulantes, Aspirina ( AAS) e Ginko Biloba. Estas medicações aumentam a taxa de sangramento de sua cirurgia.
▪ Utilize normalmente suas outras medicações, mesmo no dia da cirurgia, quando estas devem ser ingeridas com a mínima quantidade de água.
▪ Leve seus medicamentos de uso diário.
▪ Caso você seja alérgico a algum produto ou medicamento, não esqueça de comunicar ao seu médico e enfermagem.
▪ Descanse bem nos dias que antecedem o procedimento.
▪ Os exames de sangue pré-operatórios são fundamentais e devem ser levados para o hospital. Todos os exames de imagens realizados ( raio-x, tomografia e ressonância magnética) também devem ser levados.
▪ No dia da cirurgia, manter jejum total de 8 horas ( comidas, bebidas e água).
▪ Chegar ao hospital com pelo menos 1 hora de antecedência ao horário do procedimento.
Após a cirurgia:
Após sua alta hospitalar você não deve pisar e nem ao menos tocar o pé operado no chão, sem autorização do seu médico. Permaneça sempre com o membro operado elevado, mantendo sempre o pé acima do nível do quadril, evitando assim o inchaço. Você poderá andar utilizando muletas ou andador, porém, sem apoiar o membro operado.
O curativo realizado para a alta hospitalar não deve ser aberto, trocado e sob hipótese alguma molhado. Tome banho sentado em cadeira plástica, cubra sua perna com um saco plástico de lixo até o joelho e vede com plástico de cozinha (MAGIPACK ®). Não deixe que o jato do chuveiro caia diretamente sobre o membro operado.
Retorne a utilização de suas medicações de rotina e obedeça a prescrição médica pós-operatória.
No caso de sangramento abundante no curativo, dor que não melhora com a medicação analgésica prescrita ou febre com temperatura corpórea maior que 38 graus, entre em contato.
Respeite as datas e horários dos retornos ambulatoriais agendados. As consultas são fundamentais para sua recuperação.