ÁREAS DE ATUAÇÃO

Áreas de Atuação

 "O pé humano é uma obra de arte e uma obra-prima da engenharia" - Leonardo da Vinci

Osteoartrose do Tornozelo

A Osteoartrose do tornozelo é uma doença crônico-degenerativa, em que ocorre a perda gradual da cartilagem articular e consequentemente da mobilidade da articulação, provocando um quadro de dor de intensidade variável, deformidades e dificuldade progressiva para andar. Isto impacta diretamente na qualidade de vida do paciente. A artrose pós-traumática decorrente das lesões traumáticas do tornozelo, do pilão tibial e do tálus são as mais frequentes. Outras patologias como as osteocondrites do tálus, doenças degenerativas e metabólicas também podem levar ao quadro de osteoartrose. Existem diversas opções de tratamento, dependendo do estágio que se encontra a doença. Na falha ao tratamento conservador, o tratamento cirúrgico, seja com a artrodese do tornozelo ou a substituição através da colocação de uma prótese, está indicado. Fale com o seu médico.
Saiba mais...

Lesões do Esporte

As lesões do pé e tornozelo decorrentes do esporte são muito comuns. Lesões ligamentares do tornozelo provocadas por entorses de repetição ou falhas do tratamento conservador podem necessitar de uma abordagem cirúrgica para que o paciente retorne às suas atividades esportivas. Com a melhora das técnicas artroscópicas, o tratamento cirúrgico destas lesões apresentou melhores resultados. As lesões tendinosas agudas, como por exemplo a ruptura completa do tendão de Aquiles, necessitam de um tratamento de urgência, podendo ser desde um tratamento conservador até um tratamento cirúrgico aberto ou percutâneo, e que deve ser individualizado e discutido juntamente com o seu médico. 

Fraturas Complexas 

As fraturas articulares geralmente são as fraturas de difícil tratamento e que podem ocasionar a degeneração progressiva da articulação afetada. Dependendo da energia do trauma haverá um maior envolvimento dos ossos, articulações e dos tecidos que envolvem estas estruturas (tecidos moles). A decisão com relação ao momento de realizar a cirurgia definitiva e as técnicas que devem ser utilizadas para fixar as fraturas devem ser planejadas e necessitam de uma criteriosa avaliação do médico para que se diminua os riscos de complicações. 

Deformidades dos Pés

Muitas patologias podem ocasionar alterações no formato dos pés e do tornozelo. Algumas são muito conhecidas, como o Joanete (Hálux valgo), dedos em garra, pé chato (pé plano valgo do adulto e da criança) e pé cavo (pé alto). Mas, existem algumas mais complexas decorrentes de malformações genéticas, distúrbios metabólicos como Diabetes e Hanseníase, artrites reumáticas e as sequelas de trauma (fraturas). Cada uma destas necessita de uma abordagem diferente e do diagnóstico preciso para que seja decidido a melhor técnica para promover a correção e consequente melhora da função. Atualmente, a cirurgia percutânea (realizadas com pequenos cortes, com anestesia loco-regional e com fresas especiais como aparece na foto) têm proporcionado resultados interessantes nas correções das deformidades do ante-pé (joanetes, deformidades em garra dos dedos, metatarsalgias, etc) com um pós-operatório mais rápido e com menos dor.

Patologias Dolorosas dos Pés

Metatarsalgias, Tendinites do Aquiles, Fibulares, Fasciíte plantar, etc

Atendimento Personalizado

O fato do consultório ser dentro do Hospital Viver propicia um atendimento diferenciado, com consultas, exames, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos realizados no mesmo local. É mais atenção, respeito, facilidade , conforto e segurança para os nossos pacientes. 

Share by: